Gestor de TI é o profissional responsável por controlar e gerir sistemas de informática, softwares e plataformas utilizadas pela empresa na realização de suas atividades, além de elaborar planos e projetos com o objetivo principal de melhorar e otimizar esses sistemas.

Porém, se você acredita que um gestor de tecnologia da informação vai lidar apenas com máquinas, está completamente enganado, pois ele também deve gerir a atuação dos demais profissionais da área de TI da empresa, como técnicos, pessoal do suporte e assistentes.

Por isso, pode-se dizer que ele deve unir conhecimentos em informática – sobre os sistemas, as rotinas administrativas, programas usados, etc., e também humanos – como gestão de conflitos, liderança, organização interna de pessoal, delegação de tarefas e muito mais.

O perfil de um gestor de TI

Todas as áreas da ciência têm evoluído e se modificado. Hoje, há novos métodos pedagógicos, novas técnicas cirúrgicas, novos tipos de motores e assim por diante.

Porém, é na informática que essas transformações são ainda mais velozes e visíveis e o gestor de TI tem que estar pronto para lidar com elas.

Por isso, se você está buscando um emprego na área ou deseja contratar um funcionário para ocupar essa posição é preciso observar algumas características para ter certeza de que você ou o candidato tem o perfil desejado para ocupá-la, tais como:

  • Conhecimento técnico

Pode parecer uma bobagem, mas muitas pessoas saem da faculdade sem ter uma noção mais aprofundada sobre o que é tecnologia da informação, como ela atua e como resolver os problemas relacionados a ela, como a segurança das informações e dados empresariais.

Por isso, ter conhecimento na área é essencial para estar preparado e enfrentar os desafios que estão por vir. Ao profissional é indispensável estar sempre atualizado sobre as novidades do mercado e cabe ao empregador avaliar seu nível de conhecimento na entrevista;

  • Liderança

Como apontado, o gestor de TIé mais do que alguém que lidará com máquinas, ele deve lidar também com pessoas e isso, muitas vezes, é o mais complicado.

Assim, ter liderança, capacidade de diálogo, rapidez para resolver problemas, saber aplicar feedbacks, manter os canais de comunicação sempre abertos entre ele e a equipe e delegar tarefas de forma clara e justa são características que devem compor o perfil desse profissional;

  • Visão de futuro

Contar com um gestor que tenha visão de futuro e estratégia é o pote de ouro a todos que buscam por esse profissional, pois apenas sendo proativo e um bom estrategista é possível criar soluções que antecipem os problemas.

Em outras palavras, um bom gestor de tecnologia da informação não é aquele que espera os dados da empresa vazarem para criar um sistema de segurança, mas, sim, aquele que, ao observar o sistema, identifica suas brechas e já as soluciona antes de o problema acontecer.

Exigências do cargo

O cargo de gestor de tecnologia da informação também possui algumas exigências prévias, isto é, formação específica e conhecimentos adicionais que facilitam, possibilitam e aprimoram seu trabalho.

Claro que há profissionais que conseguem se colocar no mercado sem atender essas exigências, porém o que vem sendo observado é um mercado cada vez mais exigente e profissionalizado.

Assim, alguns pré-requisitos para ocupar o cargo de gestor de tecnologia da informação são:

  • Formação superior em Informática, em Ciência da Computação ou em Análise de Sistema (Sistemas de Informação);
  • Conhecimentos em língua inglesa, já que boa parte dos manuais e tutoriais de softwares está nesse idioma;
  • Experiência na área de TI, mesmo que em cargos mais baixos do que o gestor. A experiência também é uma forma de demonstrar que se tem amplo conhecimento técnico e prático.

Empresas e empregados – O que eles buscam?

Analisando as vagas, candidaturas e aspirações dos profissionais, pode-se dizer que as empresas buscam por colaboradores experientes, com amplo conhecimento na área, confiáveis (já deverão gerir um setor) e sempre prontos para oferecer soluções e melhorias.

Já os profissionais buscam por empresas que valorizem seu trabalho, remuneração atraente (os salários variam entre R$ 2.500,00 e RS 8.000,00), oportunidades de crescimento e autonomia para aprimorar os sistemas e sugerir ideias que possam integrá-los e otimizá-los.

Nós da GSN Tecnologia estamos sempre atentos às novidades do mercado de trabalho, por isso, em nossa plataforma, oferecemos as melhores vagas, banco de currículos sempre atualizado, dados e artigos de grande utilidade para quem deseja crescer em sua profissão.