Empresas podem ter portes e segmentos diferentes, não importa. Todas elas precisam de pessoas para iniciar suas operações e, mais que isso, dar continuidade ao negócio, desenvolvendo-se de forma sólida. Será a HR Tech uma estratégia eficiente para isso?

HR Tech. Mais que uma sigla

HR é a sigla em inglês para Human Resources, o nosso Recursos Humanos. O Tech? Tecnologia, claro. Então, HR Tech é a tecnologia voltada essa área, que de mera selecionadora de melhores currículos há alguns anos, hoje tem influência estratégica nos negócios.

Dessa forma, não é mais uma sigla em meio a tantas que nos rodeiam nesse mundo corporativo. É uma forma de gerir pessoas de maneira mais eficiente, prática e assertivamente.

O desenvolvimento de softwares, programas, aplicativos, assim como o, uso da Inteligência Artificial têm modificado a forma como vemos o mundo e como nele trabalhamos.

RH e Transformação Digital

A tecnologia, fazer parte da transformação digital, torna-se ferramenta indispensável para o setor de Recursos Humanos nas suas diversas ramificações:

  • Recrutamento e Seleção;
  • Avaliação de Performance;
  • Onboarding;
  • Treinamentos;
  • People Analytics;
  • Controle de ponto;
  • Saúde do colaborador;
  • Salários e Benefícios;
  • Contratação e desligamento de colaboradores.

Pare e reflita por uns instantes. Observe que dentro de cada um desses tópicos, há inúmeros elementos e variáveis que devem ser considerados. Quer dois exemplos bem simples?

1 – Controle de ponto: horista/mensalista; PJ/CLT/freelancer; hora-extra, home office;

2 – Recrutamento e seleção: análise do cargo vago, perfil desejado, entrevistas, testes, dinâmicas.

Empresas são feitas de pessoas

Exatamente pelo fato de que empresas são feitas de pessoas, que precisamos da tecnologia. Parece um contrassenso, mas não é.

A pessoa certa (com todas suas características e habilidades inerentes ou adquiridas), no cargo certo (com todas as particularidades e especificidades) pode fazer milagres pela empresa. Sabe aquela coisa de “Amo o que eu faço e ainda me pagam pra isso?” Pois é. É disso que estamos falando. Assertividade.

Colaboradores serão mais produtivos se puderem se sentir bem, serem desafiados para um desenvolvimento pleno, com feedbacks construtivos, salários justos, enfim, se forem devidamente motivados, com um match consistente, aquela do fit cultural da empresa.

Parece utopia? Wi-fi, internet, Impressora 3D, entregas com drones também eram.

De pessoas para pessoas

Engana-se quem ainda pensa que só as empresas saem ganhando com isso.

  • Pessoas físicas

Sejamos sinceros. Ter de preencher aqueles formulários imensos é desanimador. Já imaginou responder às perguntas de forma prática com chatbot?

O uso de vídeo nas entrevistas evita que você se desloque, gaste com transporte um dinheiro que você não tem, caso esteja buscando recolocação profissional.

Também não tem de criar uma situação para participar de uma entrevista. Na fase final, caso esteja empregado, terá de faltar mesmo, pois é o momento de bater o martelo, mas na inicial? A mesma premissa vale para os testes. Online não seria melhor?

EAD? Treinamentos, responder às pesquisas de clima, registrar e acompanhar controle de ponto pelo celular servem como alguns dos exemplos do que não mais são consideradas atividades utópicas.

  • Pessoas Jurídicas

Falamos da assertividade, mas a otimização de processos e, por conseguinte, a redução de custos são também fatores que devem ser levados em consideração, quando se deseja ter um RH mais ágil, eficiente e estratégico.

Os negócios são amplamente beneficiados, não só pelos programas e softwares em si, mas pelo próprio mindset dos colaboradores, buscando sempre por “soluções” que deixem de ser meros jargões comerciais e passem, de fato, a solucionar os problemas de sua empresa.

Por onde começar?

Muita coisa pode parecer distante de sua realidade, e de difícil implementação, mas não é.

A GSN Tecnologia é uma empresa feita de gente. São pessoas que auxiliam empresas a melhorarem seus processos e serem mais assertivas.

Há 20 anos no mercado, a GSN usa toda sua experiência acumulada e inteligência corporativa para tornar sua empresa mais competitiva, auxiliando no desenvolvimento e melhor aproveitamento de recursos, sejam eles tangíveis ou intangíveis.

Venha bater um papo conosco para conhecer soluções que solucionam e descobrir como elas podem te ajudar a entrar no mundo digital.