Ao buscar uma recolocação ou inserção no mercado profissional, um momento crucial para o sucesso na obtenção da vaga é a entrevista. Por isso, acaba sendo um momento temido por candidatos nos processos seletivos.

Estar cara a cara com o recrutamento pode ser assustador, afinal o candidato tem pouco tempo para impressionar o entrevistador, além de ter que controlar a ansiedade, o nervosismo, a postura e responder de forma objetiva as perguntas elaboradas.

Atentar-se para esses aspectos traz benefícios para os candidatos, entretanto há muitas variantes que acarretam e possibilitam o sucesso no dia da entrevista de emprego.

Por isso, a preparação do candidato é de vital importância para minimizar a transmissão de informações indesejáveis, pois os recrutadores são treinados para interpretar esses sinais.

Postura corporal: o que ela pode dizer sobre você

A postura corporal pode revelar muito sobre o candidato ao ser entrevistado, por isso selecionamos abaixo algumas práticas que podem ajudar nessa hora:

  • A primeira mensagem ao entrar em contato pessoalmente com o recrutador é transmitida pelo seu rosto, então sorria de modo suave para transmitir segurança e simpatia;
  • Ao sentar-se, mantenha sempre as costas de maneira ereta e, por vezes, incline-se na direção do entrevistador, demostrando interesse e ao mesmo tempo equilíbrio;
  • Mantenha o contato visual com o entrevistador durante boa parte da entrevista, não desviando o olhar ou abaixando a cabeça. Isso denota confiança. Mas tome cuidado para não tornar a situação desagradável;
  • Mantenha uma expressão facial suave e neutra. A serenidade é importante nesse contexto;
  • Evite qualquer tipo de hábito que possa demonstrar nervosismo. Mantenha em repouso sua mão e gesticule ao falar apenas quando agregar valor na expressividade;
  • Cruzar os braços pode passar a impressão de impaciência ou defesa, então evite;
  • Ao terminar a entrevista, procure sair sem pressão e de maneira confiante.

Além dessas questões, atente-se também à sua vestimenta. O mais recomendável é usar roupas claras ou neutras.

Perguntas frequentes em entrevista de emprego: como devo respondê-las

Em uma entrevista de emprego, não é fácil demonstrar todo o seu potencial para a vaga em um curto espaço de tempo. Por isso, estudar as perguntas mais frequentes realizadas ajuda na preparação. Não estamos falando de decorar respostas, mas, sim, de compreender as perguntas.

  • Conte-me um pouco sobre você?

Aqui você deve responder de maneira breve e assertiva, resumindo sua formação profissional e experiência, além de informar alguns dados pessoais como: estado civil, idade, residência, se tem filhos etc.;

  • Cite suas qualidades principais

Procure ressaltar as qualidades que possam ser favoráveis ao perfil da vaga;

  • Cite seus pontos fracos

Seja sincero em seus defeitos e mostre como está trabalhando para melhorar esse aspecto;

  • Sobre a questão salarial, qual a sua pretensão?

Pesquise os salários pagos em cargos semelhantes e exponha esse valor sem bater o martelo;

  • Quais os motivos para você querer o cargo?

Alinhe seus motivos e habilidades com os valores e visões da empresa.

Buscar oportunidades de trabalho: globalização e plataformas digitais

A constante transformação do mercado de trabalho estabelece um novo modo na busca de recolocação ou inserção profissional. Essa mudança possibilitou que recrutadores e recrutados tenham uma menor distância entre si.

Virtualizar a procura por vagas é cada vez mais prático e necessário, pois facilita a obtenção de resultados positivos, desde que seja utilizada de forma estratégica e correta.

Nesse aspecto, a GSN Tecnologia tem grande conhecimento da área para ajudar, com mais de 20 anos de experiência. Nosso portfólio tem como principais serviços: alocação de recursos (bodyshop), hunting (busca de profissionais), projetos e suporte em tecnologias, além de uma extensa base de currículos.